Bonfiglioli apresenta novos inversores integrados em seus motorredutores de controle de posicionamento da nacela em turbinas eólicas na HUSUM Wind Energy 2012.
< voltar

Bonfiglioli apresenta novos inversores integrados em seus motorredutores de controle de posicionamento da nacela em turbinas eólicas na HUSUM Wind Energy 2012.

A exposição HUSUM Wind Energy é o evento mais importante do mundo par ao setor de energia eólica, e será realizada de 18 a 22 de setembro deste ano. A Bonfiglioli aproveitará a ocasião para apresentar um novo motorredutor com um sistema integrado de controle de inversor.
O novo motorredutor de controle de posicionamento da nacela da próxima geração de turbinas eólicas da Bonfiglioli incorpora todo o vasto know-how e experiência da empresa.
A exposição Husum será a primeira apresentação do novo motorredutor e inversor integrado na Europa.
A ideia da Bonfiglioli é oferecer uma solução complete em controle de posicionamento da nacela em turbinas eólicas com base na integração de subsistemas de controle mecânico, elétrico e eletrônico em uma única unidade mecatrônica.
A nova unidade integrada forma um sistema de posicionamento da nacela completo, garante melhor desempenho e oferece várias vantagens em termos de confiabilidade e disponibilidade.

A solução em exposição na Husum 2012 oferece os benefícios de compacidade, peso reduzido e número reduzido de componentes, e representa uma completa solução “plug & play”.
Ela foi projetada para atender às necessidades dos fabricantes mundiais de turbinas eólicas e especialmente aqueles que fabricam turbinas de mais de 3 MW de potência, para os quais a confiabilidade e disponibilidade são particularmente importantes.  

As turbinas existentes equipadas com sistema de posicionamento da nacela convencionais (com motores de velocidade fixa e sem controle de inversor) podem ser fácil e rapidamente atualizados sem a necessidade de alterar o layout mecânico da nacela.
Para montar o novo inversor simplesmente remover a tampa do terminal do motor elétrico e instalar a unidade eletrônica em seu lugar. 

O novo inversor da Bonfiglioli oferece benefícios imediatos não apenas em termos de funcionalidade, como também em termos de confiabilidade do sistema de posicionamento da nacela em turbinas eólicas.
O controle eletrônico de torque aumenta a vida útil do motorredutor e também garante a distribuição uniforme da carga, especialmente na presença de picos de carga causados por rajadas de vento.
No caso das turbinas com sistemas de posicionamento da nacela controlados por inversores convencionais, a atualização otimiza também os custos do sistema eliminando ou reduzindo o tamanho do armário da instalação e economizando no cabeamento e no tempo de operação.