Motores de relutância síncronos BSR Bonfiglioli: maior potência e eficiência
< voltar

Motores de relutância síncronos BSR Bonfiglioli: maior potência e eficiência

A nova gama de motores de relutância síncronos BSR da Bonfiglioli atingem a classe de eficiência IE4 no mesmo comprimento do estator como a gama de motores de indução padrão de quatro polos com a classe de eficiência IE2. Alternativamente, alcança o dobro da potência com o mesmo volume de motor baseado na classe de eficiência IE2. Estas melhorias são extraordinárias, trazendo benefícios significativos a nível da aplicação. Por conseguinte, a Bonfiglioli oferece dois pacotes de motor e inversor de frequência para uma ampla gama de aplicações: um pacote de “eficiência elevada” para as normas IE4 e pacote “densidade de potência elevada” com dinâmica completa e velocidade de precisão elevada, tudo isso no modo sem sensores.

O motor com a designação de tipo BSR está disponível em seis tamanhos de estrutura de IEC71 a IEC132. A gama será de 0,37 à 18,5 kW. O pacote de “eficiência elevada” nas normas IE4 permite a atualização de uma máquina já existente, aumentando a eficiência num piscar de olhos. Com o mesmo tamanho de estrutura, o novo motor em combinação com software de acionamento otimizado permite grandes ganhos de eficiência, pagando-se de forma imediata, através da redução dos custos de funcionamento. 

O pacote “densidade de potência elevada” em combinação com o amplo portfólio de engrenagens Bonfiglioli traz grandes vantagens em relação ao espaço necessário para a instalação. Para a mesma potência de saída, o novo motor de relutância síncrono BSR requer consideravelmente menos espaço. A unidade é menor incluindo a caixa de terminais, menor - dependendo da aplicação, a vantagem pode chegar até dois tamanhos de estrutura. Graças a isso, o operador da máquina tem mais espaço e liberdade. O novo controle de vetores (FOC Controle Orientado de Campo) disponível nos inversores de frequência Bonfiglioli, Série Active Cube, permite que a máquina atinja um controle de torque, velocidade dinâmica e de elevada precisão, especialmente para aplicações que exigem cargas variáveis e inércia. Os motores (BSR) de relutância síncrono não possuem enrolamentos nem ímãs e, portanto, não têm nenhuma corrente induzida e têm menores perdas no rotor em comparação com as soluções padrão. Por conseguinte, a máquina tem menos dissipação de calor e uma vida útil dos rolamentos mais longa para uma maior confiabilidade.

O sistema de transmissão, incluindo o motor com acionamento de relutância síncrono com inversor de frequência Active Cube, está perfeitamente adaptado a diversas aplicações, tais como bombas, ventiladores, misturadores e dosagem. 

Esta nova tecnologia fabricada pela Bonfiglioli completa perfeitamente a gama já existente de soluções que a empresa oferece aos seus clientes. Desde há mais de 60 anos que Bonfiglioli escuta o mercado e cria sempre a melhor solução para aumentar a produtividade dos seus clientes.