MALPIGHI LA.B - Laboratório de robótica, TI, design e projeto em 3D
< voltar

MALPIGHI LA.B - Laboratório de robótica, TI, design e projeto em 3D

Um espaço high-tech dedicado aos jovens que desejam desenvolver e experimentar novas ideias em contato com o mundo do trabalho e da pesquisa.

O Malpighi La.B é o resultado de um desejo de criar, pela primeira vez em uma escola de ensino médio de Bolonha, um laboratório onde a tecnologia pudesse se tornar, para os estudantes, um meio para testarem si próprios, experimentar e desenvolver suas ideias, em contato com o mundo empresarial e da pesquisa.

A família Bonfiglioli ofereceu seu apoio como parceiro entusiasta desta iniciativa, decidindo investir em um projeto que irá abrir para os jovens o mundo da tecnologia digital, da robótica, da automação, do design e do projeto em 3D. Por contar com uma base sólida na gestão de um grande Grupo industrial, irá trazer uma visão global do desenvolvimento tecnológico dos próximos anos, contribuindo para identificar as diretrizes para o percurso didático juntamente com outras empresas e instituições.
“Para mim – declara Sonia Bonfiglioli – este laboratório realiza um sonho que meu pai sempre teve: transmitir aos jovens, independentemente da sua formação de partida, o amor pela tecnologia e pelo trabalho prático. As antigas paredes do Malpighi verão em breve o nascimento de um espaço aberto onde os alunos poderão descobrir, inventar, construir e fazer experiências, vendo assim como a tecnologia pode se tornar um meio para respaldar sua criatividade e dialogando também com empresas que poderão sugerir temas específicos.”

Serão realizados estágios de formação em empresas e laboratórios externos, onde os projetos que foram iniciados no La. B serão explorados em maiores detalhes, criando uma verdadeira rede de colaboração com o mundo do trabalho e da pesquisa.
“O Malpighi La. B será aberto ao território”, afirma Elena Ugolini, Diretora da escola de ensino médio Liceo Malpighi. “Nele poderão trabalhar e fazer experiências todos os jovens que quiserem desenvolver a própria cultura tecnológica. Não será dedicado apenas aos alunos da nossa escola porque queremos acolher as ideias de todos, em um desafio sem barreiras no qual a escola se torna uma encruzilhada de mundos diferentes, com os conceitos de inovação e criatividade no centro dela.”
Ao lado da Bonfiglioli participam deste projeto a Ducati, Castelli, Loccioni, Dallara e H Farm: empresas que desejam dar seu apoio concreto a uma ideia inovadora no mundo da educação.

O Malpighi La. B irá contar com colaborações educacionais de grande prestígio, tais como: Digital Academy da H Farm, Rede Robótica de Turim, Opificio Golinelli, Conselho Nacional Italiano de Pesquisa, Escola de design de Rovereto, Universidade de Bolonha, departamento Creative Learning do MIT de Boston. Estes organismos irão ajudar a acelerar os processos de aprendizagem dos alunos e darão a eles as ferramentas para poderem estabelecer um projeto que leve em consideração experiências diferentes, porém complementares entre si, aprendendo a partir daquilo que está “acontecendo” na Itália e no mundo.