O Grupo Bonfiglioli aposta na qualidade, tomando como ponto de partida os processos empresariais, e obtém em um tempo muito curto a atualização da certificação ISO 9001:2015
< voltar

O Grupo Bonfiglioli aposta na qualidade, tomando como ponto de partida os processos empresariais, e obtém em um tempo muito curto a atualização da certificação ISO 9001:2015

Após o lançamento da nova norma, que ocorreu ao final de 2015 para as empresas já certificadas com a ISO 9001:2008, foi definido o ano de 2018 como limite para a atualização da nova norma. A Bonfiglioli, ciente dos benefícios que podem ser obtidos com a implementação da nova norma, antecipou a atualização para 2017, motivo de particular orgulho para a Bonfiglioli, visto que apenas 7% de todas as empresas com certificação ISO 9001 conseguiram atualizar sua certificação para a nova versão da norma.

Não só a atualização da norma foi obtida antes do prazo, como também se trabalhou no sentido de ampliar o âmbito de sua aplicação. A nova norma ISO 9001:2015 tem sido adotada em todo o mundo como uma solução única, envolvendo todas as instalações da Bonfiglioli (sedes, 14 fábricas e 21 filiais) e incluindo na certificação a nova fábrica do Grupo 2: BTPL (Índia) e O&K (Alemanha). Esse procedimento compensará o considerável esforço inicial, pois garantirá uma gestão comum dos processos e das melhores práticas O fundamental para a Bonfiglioli é a metodologia definida para o grupo atender aos novos requisitos da atualização 9001:2015, que tem sido repetidamente elogiada pela equipe de auditores da TUV auditados em todas as sedes auditadas e que leva em conta as seguintes análises: 

• análise do ambiente de negócios interno e externo: o conhecimento real do tomador de decisões permite orientar melhor a definição de projetos e áreas de desenvolvimento, considerando melhor os fatores que os governam à nível econômico, social, geográfico, político e tecnológico.

• análise dos processos internos das funções: o mapeamento interno dos processos empresariais sob uma visão crítica permite analisar o seu conteúdo, os instrumentos adotados e seu uso eficiente, bem como sua correlação com outros processos de funções diferentes.

• análise de riscos e oportunidades: a análise permite pesquisar e prevenir o aparecimento de problemas ou adotar preventivamente soluções de melhoria, as técnicas adotadas anteriormente em âmbito de produção e design se estendem pela primeira vez também em funções de gestão interna.   

Durante o último processo de certificação, a Bonfiglioli mostrou como esses instrumentos e métodos aumentaram a conscientização da empresa sobre o tema da qualidade e da compreensão dos processos empresariais. Tudo que foi demonstrado por meio das entrevistas diretas com o pessoal e da significativa redução progressiva do número de destaques (observações) emitidas pela entidade certificadora nos últimos anos (-47% em comparação com 2016 e -77% com relação a 2015). Isso mostra o quanto o Grupo acredita na melhoria das soluções oferecidas ao próprio cliente para melhorar o exercício diário da atividade e das várias funções dentro da empresa, e quanto está se investindo nesse sentido.