Clementino Bonfiglioli

Clementino Bonfiglioli

Clementino Bonfiglioli nasceu em Bolonha em 1928. Sua mãe morreu logo depois, sendo criado pelos avôs desde seu nascimento. Seu pai emigrou, para voltar apenas 10 anos depois. Infelizmente, terminou por morrer em combate e Clementino foi deixado sozinho. Ele se dedicou ao estudo da engenharia e se formou pelo Instituto Técnico “Aldini Valeriani”. Começou trabalhando como projetista e examinador em empresas líderes na área de redutores em Bolonha, onde logo passou a contemplar o crescimento que esse setor em breve experimentaria por conta dos desenvolvimentos em automação industrial na região da Bolonha.

Então ele decidiu tomar seu próprio rumo e formou a "CONSTRUÇÕES MECÂNICAS BONFIGLIOLI" em 1956.
A experiência e a intuição levaram Clementino a projetar e patentear novos redutores, incluindo um redutor planetário de 2 estágios, que iriam se tornar produtos essenciais pelos 15 anos seguintes, estabelecendo e consolidando o sucesso da BONFIGLIOLI RIDUTTORI.

Desse momento em diante, a história da Bonfiglioli tem sido a de uma empresa que sempre pode interpretar os sinais dos tempos. Aquisições de empresas, pesquisa e o desenvolvimento de novos produtos, a combinação de mecânica com eletrônica e a internacionalização contribuíram para o crescimento do Grupo, norteado pela intuição e inteligência de Clementino Bonfiglioli.

Atualmente, a Bonfiglioli está presente em 15 países em todo o mundo, com distribuidores exclusivos em mais de 80 países. Possui duas instalações de grande porte na Índia e no Vietnã, sendo líder mundial no mercado de energia eólica com uma fatia de 35%. Isso só foi possível graças a um sonho que se tornou realidade através de sólida determinação, da capacidade de inspirar entusiasmo em seu pessoal e de incentivá-los a realizar mais e mais, por meio da confiança em seu próprio sucesso - qualidades que fazem de Clementino Bonfiglioli um modelo para as novas gerações de empreendedores.