Aplicações móveis

Acionador de tambor da Série 500 com motor elétrico
Soluções para betoneiras híbridas

Esta solução é projetada para uso com caminhões betoneiras de médio/grande porte que percorrem distâncias médias/longas.
A velocidade de rotação do tambor é entre 15 e 22 rpm e a capacidade entre 6 e 14 m3.
A solução inovadora da Bonfiglioli compreende um redutor da histórica Série 500 da Bonfiglioli acoplado a um motor elétrico de corrente alternada que fornece potência normal e um motor elétrico de corrente contínua para uso em caso de emergência.
Esta solução não só garante maior eficiência energética e reduz o consumo de combustível, mas também ajuda a reduzir os custos operacionais do caminhão betoneira (por exemplo, prolongando os intervalos de assistência técnica e tornando a assistência técnica mais simples do que as soluções de redutores hidráulicos).

O desempenho também melhora: o controle da velocidade de rotação é mais preciso, os níveis de ruído de trabalho são significativamente menores (graças ao motor elétrico e ao perfil do dente helicoidal do estágio do redutor de alta velocidade).
Finalmente, a funcionalidade continua elevada mesmo em caso de falha: a presença de um segundo motor de corrente contínua de reserva assegura a redundância e elimina os riscos e situações potencialmente perigosas causadas por defeitos no sistema de esvaziamento do tambor (se o tambor não pode rodar, o cimento pode se solidificar e impedir o funcionamento do caminhão betoneira).

Principais vantagens

- Maior Eficiência Energética
- Consumo de combustível reduzido
- Intervalos de assistência técnica menos frequentes e simplificados em comparação com a solução hidráulica padrão
- Melhor controle da velocidade de rotação do tambor
- Design otimizado das engrenagens para eficiência máxima e ruído mínimo
- O motor elétrico de corrente contínua de emergência permite maior disponibilidade em caso de falha da máquina