Aplicações móveis
Bonfiglioli recebe destaque especial na Premiação SIMA de Soluções em Eletromobilidade
< voltar

Bonfiglioli recebe destaque especial na Premiação SIMA de Soluções em Eletromobilidade

A alta eficiência energética das unidades mecatrônicas significa menor custo com combustível, menor custo operacional, além de também melhor desempenho de funcionamento.

Esta completa solução de mecatrônica da Bonfiglioli foi originalmente concebida para uso em pulverizadores autopropelidos. No entanto, ela também pode ser aplicada em outros tipos de veículos agrícolas híbridos da nova geração, capazes de integrar energia elétrica a uma transmissão mecânica com peso entre 7 e 20 toneladas. Esta nova geração de cubo de roda incorpora um motor elétrico de alta potência em vez do convencional motor hidráulico e um sistema de frenagem, também pode incluir um sistema para inflar e desinflar os pneus. Esta solução inovadora da Bonfiglioli inclui:

1. Um redutor planetário multi-estágio
2. Um motor elétrico de alta eficiência suficientemente compacto para permitir que máquinas autopropelidas funcionem sem danificar as culturas.
3. Um sistema de frenagem multi-discos
4. Um sistema de gerenciamento de pressão de pneus

Máquinas agrícolas automotrizes são caracterizadas pela demanda por alta energia, porém com um limitado espaço disponível. A possibilidade de usar motores elétricos dentro dos cubos de roda em vez dos convencionais sistemas hidrostáticos é, portanto, de grande interesse para os fabricantes.

Ao integrar um motor síncrono que gera a potência ideal, oferece excelente aceleração e uma alta velocidade máxima, a Bonfiglioli conseguiu desenvolver um conversor extremamente compacto. O tamanho do conversor é crítico, especialmente para máquinas como pulverizadores autopropelidos e colheitadeiras que têm de trabalhar entre as linhas de plantio.  O design inteligente da Bonfiglioli significa que as dimensões gerais desta nova solução não são maiores do que as de um cubo de roda hidráulico convencional. A solução apresentada aqui foi criada para veículos elétricos híbridos em que um motor elétrico a diesel aciona um gerador elétrico em vez de uma bomba hidráulica. Esta combinação consegue obter uma maior eficiência geral no sistema de tração entre o motor a diesel e a roda acionada.  Motores elétricos também podem gerar potência durante a desaceleração ou frenagem. Esta eficácia em tempo integral garante a redução no consumo de combustível e permite que o tamanho do motor a diesel também seja reduzido.  Os tradicionais redutores para rodas da Bonfiglioli também podem ser equipados com um freio dinâmico multidiscos.  Um sistema central de inflagem/desinflagem do pneu se adéqua à solução. A presença deste sistema também melhora a eficiência geral do motor a diesel até o sistema de tração da roda. Perdas de potência devido à inflagem incorreta podem ser evitadas otimizando-se a pressão para atender ao trabalho no campo ou às condições de transporte na estrada.  A simplicidade do projeto mecânico e a confiabilidade dos componentes elétricos envolvidos garantem a redução na manutenção além de reduzir o custo com combustível, e  conseqüente o aumento na capacidade de serviço leva à redução dos custos operacionais.  Torque independente e controle de velocidade em cada roda representa outra grande vantagem em termos de usabilidade do veículo: a manobrabilidade foi melhorada drasticamente, o raio de direção pode ser minimizado e o desgaste do pneu também é reduzido. Este novo conversor da Bonfiglioli também é mais ecologicamente correto do que os convencionais, já que elimina o risco de contaminação das culturas e a necessidade de reciclagem de óleo.