Aplicações móveis
Marítima e offshore

Marítima e offshore

O Grupo Bonfiglioli oferece uma variedade ampla e diversa de produtos para máquinas de elevação, puxar e rotacionamento em aplicações marítimas e offshore, gruas de bordo, gruas offshore, equipamento de convés, propulsores azimutais e assentadores de tubos. Os produtos incluem redutores de forma reduzida, redutores de eixo ortogonal e de eixo paralelo, motores elétricos e controladores de frequência. O design de grupos específicos de produtos e mecanismos de elevação foi avaliado pelas maiores sociedades de classificação como a ABS, DNV, LR etc. Estes produtos podem ser entregues com a certificação 3.2 em todas as maiores categorias e contam com plena rastreabilidade dos componentes de carregamento de carga.

A Bonfiglioli também desenvolveu uma linha específica de caixas de transmissão para equipamentos de elevação com design de rack e pinhão voltada para plataformas de perfuração autoeleváveis e embarcações de instalação de moinhos de vento.

Soluções para gruas de bordo

Os redutores planetários da Bonfiglioli das séries 700C e 700T são instalados nas gruas de convés como caixas de guindaste e rotação, respectivamente.

Instalações típicas incluem a bordo de gruas de carga, gruas de utilidades, manuseio de mangueiras etc.

As caixas de guindastes são “herdadas” da série de “tambor” Trasmital 700C, um dos fortes do Grupo Bonfiglioli em maquinário móvel. Com este histórico de produtos, a Bonfiglioli pode entregar várias variantes e opções.

Também existem diversas variantes disponíveis para os redutores de rotação da série 700T usando a mesma tecnologia dos redutores de controle de posicionamento e passo para turbinas eólicas.

Solução para máquinas de convés

Várias aplicações como os guinchos de amarração e rebocador, sistemas de manuseio de âncoras, tração e armazenamento, cabestrantes e sarilhos oferecem uma plataforma de ensaio para a série 700C em casos de média e baixa potência e, para as séries HPD/HDO em casos de média e alta potência.
As séries 300 e 700T são usados para sistemas de transmissão por pinhão.

O tambor de guincho geralmente é apoiado no lado oposto da caixa de redução, mas os rolamentos resistentes na série 700C também permitem um setup em console. Variações hidráulicas e elétricas, assim como as configurações inline e de ângulo direito estão disponíveis em toda a gama da Bonfiglioli.

Soluções para grua offshore e guinchos

Os produtos Bonfiglioli são adequados para aplicações de óleo e gás como gruas e guinchos para supridores (PSV, OSV), FPSO, plataformas de perfuração, sistemas de manuseio de âncoras, sistemas de elevação pull-in, guinchos de torre, guinchos ROV com funções AHC e sistemas A&R. Os redutores planetários da Bonfiglioli da série 300 e 700C são usados no drive direto do guincho de tambor enquanto a série 700T com o pinhão é usado em guinchos maiores onde o tambor conta com um anel dentado.

Onde a demanda por potência é muito grande e o trabalho é intenso, a Bonfiglioli pode oferecer os redutores helicoidais e ortogonais da série HDP/HDO como uma solução independente ou combinada com um estágio final de redutor planetário.

Soluções para propulsores azimutais

Os redutores da Bonfiglioli são usados como redutores de direção para propulsores azimutais em rebocadores, plataformas de perfuração e embarcações de cruzeiro. A vida dos rolamentos e redutores é calculada com base nos requisitos da classe tanto para o modo de posicionamento dinâmico quanto para a operação no modo de cruzeiro.

As soluções estão disponíveis com pinhão integrado (séries 700T e pinhão certificado pela classe 3.2) e com a conexão de lingueta fêmea no bloco de direção (série 300).

Solução para máquinas de elevação

Os redutores Bonfiglioli para máquinas de elevação incluem os designs da série 700T com e sem pinhão integrado.
As unidades são usadas em pernas de elevação e descida, cascos de plataformas eleváveis de perfuração e serviço, liftboats e embarcações de instalação de turbina eólica.

O design do redutor foi avaliado pela ABS e DNV. A fabricação é feita em conformidade com os requisitos de classe, o que significa a certificação 3.2 para todas as peças de carregamento de carga e total rastreabilidade.

Solução para assentadores de tubos

Os atuadores de translação da série 700C representam a solução perfeita para os tensionadores mais exigentes de tubos em termos de torque, vida e potência. O sistema de refrigeração é fornecido com lubrificação forçada do trem do atuador e rolamentos. Um torque de até 600 kNm cobre quase todas as aplicações conhecidas.

Os redutores modulares da série 300 são capazes de desenvolver um torque de até 2000 kNm.

Produtos